quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Desarquivamento…






Gonçalo De Sousa Amaral

Desarquivamento…

Ao fim de 5 anos no arquivo poeirento do tribunal, o processo onde se investigou o misterioso desaparecimento de uma criança parece que vai finalmente ver a luz do dia.
Neste momento, não é relevante saber quem concordou com o arquivamento e sempre se opôs à reabertura da investigação fundada em todo o conteúdo do processo, o que interessa é que a investigação continue, seja a partir do ponto em que foi interrompida, seja a partir das convicções de quem analisou os factos posteriormente.
Mas, é preciso recordar que uma investigação criminal não pode ter como preocupação o politicamente correto, nem ter o seu objecto limitado por interesses pessoais, institucionais ou outros, nem ser alvo de intoleráveis pressões e actos coercivos, o que está em causa é apurar a verdade e o destino da criança, de modo a que os responsáveis pelo misterioso desaparecimento sejam levados à Justiça.
Se a reabertura da investigação der lugar à realização de todas as diligências em falta, se tiver em atenção todas as linhas de investigação ainda em aberto, e responder a todas as questões, poderemos então dizer que a investigação foi livre e objectiva, alcançando-se a verdade material, podendo então fazer-se justiça à criança misteriosamente desaparecida.
**************************************************

Artigo incompleto já que não tenho a revista TvMais de 24 de Outubro 2013 

Por 


Caso Maddie: Puras coincidências
A poucos dias da leitura da sentença de Gonçalo Amaral, processado em Portugal pelos McCann, eis que surge na BBC um programa sobre Maddie e a polícia inglesa anuncia “novidades” sobre o caso. Quanto a factos, nada


Em Lisboa, ouvidas as testemunhas, aguardam-se alegações finais e a sentença do tribunal sobre o processo que os McCann interpuseram contra Gonçalo Amaral. Por coincidência, neste mesmo momento, a polícia britânica faz saber que há novidades sobre o caso e também por acaso, nesta mesma altura, a BBC emite um programa sobre o desaparecimento de Maddie. Curiosamente, uma emissão não autorizada em Portugal...
Nenhum destes momentos influenciará os outros. Acontece apenas que coincidiram no tempo.