quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Escola Adriano Correia de Oliveira - Olivais.


"Os amigos conhecem-se nos momentos de crise. É aí que ficamos a saber quem são os nossos verdadeiros e incondicionais amigos e, surpreendentemente conhecemos amigos verdadeiros"  GA






Gonçalo De Sousa Amaral foi identificado na foto de Humberto Lopes Crava. — em Escola Adriano Correia de Oliveira - Olivais.










O ex-Investigador Criminal da Polícia Judiciária apresentou, na EB1 C/JI Adriano Correia de Oliveira, nos Olivais, a instituição que frequentou na sua infância, o seu mais recente livro “Vidas Sem Defesa” e falou sobre a prevenção do rapto e o abuso de crianças.
A iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 C/JI Adriano Correia de Oliveira, nos Olivais, juntou pais, professores e muitos membros da comunidade local que quiserem ouvir a conferência de Gonçalo Amaral, subordinada ao tema “A prevenção do rapto e do abuso de crianças | Desafios num mundo globalizado”.
Um assunto que levanta cada vez mais preocupações aos encarregados de educação, servindo de inspiração para o novo livro do autor. Em “Vidas sem Defesa”, Gonçalo Amaral revela no seu prefácio momentos marcantes da sua infância, lembrando os anos passados na EB1 C/JI Adriano Correia de Oliveira, nos Olivais. Muitos anos depois, regressar à instituição foi uma experiência única: “Já dei muitas palestras, mas esta foi a que mais me marcou, até porque foi a escola que frequentei há 40 anos. Fiz a 5.ª e a 6.ª classe aqui e aqui aprendi o que era a liberdade, ainda antes do 25 de Abril. Foi um regresso às origens.”, refere ao EXPRESSO do Oriente o ex. Investigador Criminal.
Durante a conferência, Gonçalo Amaral chamou a atenção para o trabalho realizado pela polícia em situações de raptos de crianças, o que ainda há a fazer nesta matéria, explicou a diferença entre rapto e desaparecimento, alertou para a importância dos pais darem autonomia aos filhos e falou sobre os meios de prevenção dos raptos nos dias de hoje, nomeadamente, os perigos dos amigos virtuais que se encontram na internet.
Presente no evento este também o presidente da Junta de Freguesia dos Olivais. Para José Manuel Rosa do Egipto “o tema trazido por Gonçalo Amaral foi muito importante para a comunidade educativa, para que tomassem consciência daquilo que são os actuais perigos para as crianças e a maneira como se deve lidar com estes problemas.”, salienta o autarca.



http://publinedita.wordpress.com/tag/goncalo-amaral/