quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comentários de FMF e PS. A "revisão" e o significado.

http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/VideoPlayer.aspx?videoId={F1A5CB03-5D20-490A-97DF-A0C773098825}


Acerca desta falsa questão, aqui estão as opiniões de Francisco Moita Flores e de Paulo Sargento.

Programa Querida Júlia, dia 29 de Agosto 2012; SIC. 

Júlia Pinheiro 

FMF Francisco Moita Flores

PS    Paulo Sargento 

*******

FMF- isto é muito estranho. Aliás, eu julgo que isto é estranho de mais porque em Inglaterra todos os dias , não direi quase todos os dias, mas muitas vezes desaparecem crianças . Como em Portugal também desaparecem algumas e, como se vê não são assim tantas como aquelas que desaparecem em Inglaterra .

E esta investigação é uma investigação sobre um processo investigado . O que a SY está a fazer, ou o que a Polícia Britânica está a fazer é investigar o processo que a Polícia Portuguesa investigou . Não foi exactamente a Polícia que investiu aí ( os 3 milhões e tal ) . Quem investe aí são sempre os mesmos . 


É o Governo que entrega dinheiro para que eles vejam todas as soluções que existem para este caso Maddie . Sendo certo que, para eles, a solução é sempre a mesma. A Miúda foi raptada e, portanto vamos ver onde é que a PJ falhou para nós descobrirmos o raptor . Não existem mais hipóteses. 


E, portanto aquilo que se passa e eu percebo isso na primeira intervenção pública que os inspectores fizeram é que existe um exame, um exame de prova escrita e de prova oral ao Processo Investigado pela Polícia Portuguesa . Sendo certo que todas as coisas que eles trouxeram que eram milhares de cartas e de pistas , coisas do género . Na altura que foi aí há dois meses mas eram coisas que estavam todas resolvidas pela Polícia Portuguesa, a qual as tinha resolvido . 

O que é que eu temo ? Mas só se as autoridades Portuguesas estiverem de olhos fechados , que se esteja a preparar mais uma operação de branqueamento deste caso . E, a operação de branqueamento resulta disto : 

"A Menina , de facto foi raptada, portanto não há hipóteses de envolver pessoas conhecidas da Miúda pois é " uma coisa infame" ; eles são todos bons rapazes , portanto isto foi um marroquino ou um português……Tem de ser alguém com tez mais escura , que fez o rapto .

 E, estes senhores coitaditos estavam todos de férias , boas pessoas e, incomoda-los ou lançar perguntas é de facto um insulto para muita gente . Bom….. isto é perverso pois revela que se gastam milhões para branquear pessoas , imagens. 


O Processo está fechado. Só quem pode abrir este Processo é o Ministério Público Português . Portanto o que eles estão a fazer é uma investigação ao Processo que está fechado . Estão a gastar muito dinheiro e a sorte deles é que ainda não têm lá o FMI .



PS: Isto tem uma Agenda sempre. Todas estas notícias, principalmente quando vêm dos media britânicos, têm uma agenda . Aqui há um mês houve qualquer coisa, um chamamento mas este é um chamamento diferente. O que este homem vem dizer não é nada porque não vão fechar ou deixar de fechar . 

Para já não têm soberania e subscrevo na íntegra tudo o que o Francisco disse. E, depois o que fizeram foi uma revisão do que a Polícia já tinha feito . Mas, nada disso conta! 

O que conta é que nós vamos ter em Setembro nos dia 13 e 14 e nos dias 20 e 21 mais uma das audiências finais do julgamento , da acção principal dos McCann contra Gonçalo Amaral

Interessa manter na ribalta , porque isto são notícias sem interesse ( a SY ou o MET pedir mais dinheiro) revisitar as 195 pistas. É pura estupidez. É lixo mediático mas mantém o caso na ribalta para se poder fazer um aproveitamento depois se fazer um aproveitamento em termos de imagem. E, convém que os portugueses percebam isto e já agora que os ingleses percebam também que não é mais do que isto . Já agora também a SY aparece para dar um ar de "autoridade" , de respeitabilidade .

FMF: mais respeitável que o governo inglês 

PS: lembras-te (virando-se para FMF) que David Cameron foi tomar uns copos e esqueceu-se da filha no PUB. Isto parece ser repetitivo nos ingleses. E, portanto há que haver aqui algum discernimento de que isto não passa de estratégia mediática para voltar novamente à ribalta portuguesa neste caso, à luz do casal McCann trabalhar um bocadinho a imagem .

FMF: há um erro muito essencial que a SY podia apresentar e que eu sempre considerei um erro grave no processo e eu não me importo de dar este contributo à SY, que é. por que razão, por que razão a Polícia Judiciária Portuguesa logo no primeiro momento , porque isto resolve-se no primeiro momento , protegeu os pais e protegeu os amigos? 

Por que houve aquela protecção de não os abordar perante a situação que estávamos a viver? Eu sei que colegas seus (colegas jornalista de JP) têm uma visão beata ( beatérica) "ai, os pais ,coitadinhos ; ai os amigos , coitadinhos; eles são todas boas pessoas e só bebem copos de tinto (vinho) e não tiveram nada a ver com a criança que estava a dormir a 200 metros,; isso é maldade de polícia . 

Esta visão beata e muito moralista não tem nada a ver com aquilo que é o ataque a problemas de violência e de homicídios em que todos são tratados por igual . E, o primeiro suspeito é o que está mais perto . As Vítimas, Crianças e Outros , são produzidas por aqueles que estão mais próximos . Não quer dizer que são os pais mas são aqueles que tinham acesso à casa .

Depois também surgiu este problema e está errado " houve telefonemas para não incomodar os paizinhos?" ; houve autoridades superiores que disseram " não mexam nesses senhores"?; E, a Polícia Judiciária Portuguesa que diga a verdade 
Se telefonaram de Embaixadas; telefonaram directamente de……. (ruído) ; vieram telefonemas do Governo Inglês? Que respondam a isto ! Porque eles sabem responder a isto ! E, não vale a pena estarem calados . 

Depois há uma questão que é mais simples que é um gesto técnico de Polícia , que é o mais simples de todos: eu desafio qualquer pessoa, aqui presente, a ir a uma casa com uma persiana semi cerrada e sair com uma criança às costas .

PS: passando por cima de uma cama 

FMF: é uma reconstituição, chama-se a isto uma reconstituição . Põe-se uma criança às costas e passa-se com ela às costas por cima de uma janela que está entreaberta . E, vamos ver se é possível e não cai tudo no chão ; se passam todos e se passa um e não passa o outro . Porque não passa! 

PS: há duas maneiras. Ninguém vai fechar o processo que está arquivado . O Processo por si só está fechado . Mais uma vez isto é lixo mediático mas existiriam duas maneiras de reabrir este processo:

uma é Procuradoria Geral da República olhar com olhos de ver e , peço desculpa ,  era rever mas não em 21 dias que era impossível rever mas pedir sobre algumas e com grande credibilidade, que eu conheço, para " pedimos novas solicitações para pistas que não estavam investigadas. 

a segunda e esta era como mosca no mel é a mãe da menina responder às perguntas a que não respondeu. Se a mãe da menina quiser responder vai ajudar muito à investigação e não vai fazer aquilo que um inspector da Judiciária lhe disse " a senhora sabe  que ao não responder a estas perguntas vai fazer confundir a investigação". E, ela disse " sim, sim, se é isso que a investigação pensa".  Ela que repense isto e assim se saberá o que aconteceu.