domingo, 21 de agosto de 2011

O Enigma da Praia da Luz







" Acabei de ler o livro de Gonçalo Amaral, "Maddie - A Verdade da Mentira". O livro, por coincidência, foi editado pela mesma editora que, em Março, publicou o meu romance de ficcção sobre o mesmo caso, a Guerra&Paz. Para dizer a verdade, dei por mim a consultar várias passagens do romance à medida que seguia as revelações do coordenador da PJ. Uma dessas referências diz respeito ao Tratado de Lisboa e às pressões políticas que levaram ao afastamento de Gonçalo Amaral. Há ainda a história de uma conversa via MSN com origem na Holanda, um suposto vídeo pedófilo com Madeleine, referências a estranhas actividades sexuais de amigos dos pais e, afinal, um homem que na noite de 3 de Maio caminhou em direcção à casa da Pirâmide... Coincidências, garanto-vos... Quanto à verdade sobre o que poderá ter acontecido a Maddie, apenas vos digo que, ainda assim, acho que o livro de ficcão diz mais...
Será que Gonçalo Amaral concorda? "



Sinopse
Desapareceu uma menina no Algarve, na Praia da Luz. As dúvidas quanto às circunstâncias do desaparecimento, a investigação policial e jornalística que se seguiu são trazidas à luz da verdade através da história de ficção do jornalista Miguel de Andrade e da sua companheira, Érica Faria, estudante de filosofia. 
Ambos vão descobrir que há notícias que não se podem dar e caminhos demasiado perigosos quando colocam em causa poderosas redes internacionais de pedofilia que protegem elevados interesses políticos. Miguel de Andrade vai tentar resolver o enigma, mas em simultâneo irá colocar a vida da sua companheira em risco... As semelhanças com o «caso Maddie» não são, obviamente, coincidência.
O Enigma da Praia da Luz de Frederico Duarte Carvalho



Enviar um comentário