domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rui Pedro- o Nosso Rui Pedro.
















Rui Pedro: Principal suspeito acusado de rapto, mas acusação não permite saber o que aconteceu ao jovem -

advogado


26 de Fevereiro de 2011, 20:44

O principal suspeito do desaparecimento de Rui Pedro, há 13 anos, foi acusado do crime de rapto, mas esta acusação não permite saber o que aconteceu ao jovem nem se este está vivo ou morto, segundo o advogado da família.

Segundo Ricardo Sá Fernandes, a acusação do Ministério Público foi deduzida a 11 de fevereiro, mas só hoje é que o acusado – Afonso Dias – foi notificado.

A Lusa falou com Afonso Dias que se escusou a fazer qualquer comentário sobre a matéria.

De acordo com Ricardo Sá Fernandes, para esta acusação contribuiu o trabalho de uma nova equipa da Polícia Judiciária (PJ) do Porto que “conseguiu reconstruir o que se passou nas 24 horas consequentes ao desaparecimento de Rui Pedro”.

Para tal foram levados em conta depoimentos e feitas reconstituições que permitiram reconstruir “aquelas horas fundamentais” e que, para o causídico, “estiveram na origem do desaparecimento”.

“Basicamente, o que temos é uma equipa que agora soube investigar e tirar as conclusões devidas de factos que deviam ter sido apuradas logo a seguir ao desaparecimento do Rui Pedro”, afirmou Ricardo Sá Fernandes, para quem a anterior “investigação não investigou”.

“Nas 48 horas seguintes ao desaparecimento, a investigação não respeitou os procedimentos básicos e levou a que durante semanas, meses e anos nada se tivesse feito”, acusou.

O impacto desta notícia na mãe de Rui Pedro, que nunca desistiu de procurar o filho, tendo inclusive criado um site, em 2007, com a história do rapto do filho, na esperança de o encontrar, foi de tal forma que esta não se encontra em condições de, para já, comentar o caso.

Rui Pedro foi visto pela última vez a 4 de março de 1998, em Lousada, quando tinha onze anos.





Enviar um comentário